domingo, agosto 17, 2014

O que fazer quando o bebê não vem?


Depois de muita preparação, você finalmente tomou a decisão de ser mãe!
Por várias razões, você entendeu que agora é o momento ideal de receber um novo membro na família e está cheia de sonhos e planos para o futuro.

Tudo parecia perfeito. Você planejou, se preparou para esse momento mágico, mas... O bebê não vem.

A cada mês, quando a menstruação chega, seu mundo desaba em tristeza e frustração... Para piorar, o sentimento de revolta aumenta cada vez que alguma amiga sua descobre que está grávida. Você sabe que não deveria se sentir assim. Mas, se pergunta por que é que todas as outras mulheres do mundo conseguem ser mães, menos você.

Se você já passou pela frustração de não conseguir engravidar ou de não conseguir levar uma gestação até o final, sabe bem do que estou falando.

 Infelizmente, não tenho uma solução pronta para o seu problema. Mas tenho algumas dicas que a ajudarão a enfrentar essa fase difícil:

1. Procure ajuda

Contar com a ajuda de um profissional qualificado poupa o casal de uma série de desapontamentos no processo de tentar engravidar e também os ajuda a ter uma perspectiva real dos desafios que terão que enfrentar durante essa jornada.

Ninguém quer ser o motivo do problema de infertilidade do casal e muitos homens são resistentes em procurar ajuda. É importante que vocês dois estejam juntos nessa empreitada. Sem críticas, sem pressões.

Vocês são um casal e devem agir como tal.

Caso venha a ser detectado algum problema de fertilidade, vocês terão condições de analisar juntos todas as possibilidades de tratamentos disponíveis e optar por aquele que seja mais adequado a situação de vocês.

Se você já realizou todos os procedimentos desta etapa, estará pronta para a etapa dois.

2. Mude o foco

A ansiedade durante o processo de tentar engravidar diminui muito as chances de que isso ocorra.

Tenho uma amiga que tentou engravidar durante anos, valendo-se de vários tratamentos de fertilidade, inclusive a fertilização in vitro. O corpo dela não conseguia levar a gestação adiante.

Depois de um período longo de imensa frustração ela e o marido decidiram parar de tentar. Ela retomou o emprego que havia abandonado para se submeter ao tratamento, mudou do sobrado em que moravam para um apartamento de apenas um dormitório localizado em uma região central da cidade e, portanto, mais próximo do trabalho de ambos. Venderam a mini van que possuíam e compraram um carrinho pequeno, mais prático para o trânsito da cidade grande em que viviam.

Após alguns meses nessa nova vida, ela descobriu que estava grávida. Não comemoraram, afinal já haviam passado por tantas desilusões antes.

Mas, desta vez a gravidez chegou a termo e um menino lindo nasceu.

Eles precisaram mudar para uma casa maior e trocar de carro novamente. Mas isso não era nada comparado à alegria que sentiram!

Quando o bebê dela completou 1 ano de idade, tiveram uma surpresa maravilhosa: outro bebê estava a caminho!

Minha amiga, que havia tentado todos os tratamentos de fertilidade existentes, e por fim, havia desistido de engravidar, teve 2 bebês em menos de 2 anos.

Mude o foco!

Envolva-se profissionalmente ou voluntariamente em alguma atividade. Há tantas pessoas no mundo precisando dos dons e talentos que você tem a oferecer!

3. Tenha fé

Ao estudar o processo de concepção, gestação e nascimento de um bebê é possível concluir que se trata de um milagre.

Tantos fatores precisam estar alinhados, tantas coisas precisam dar certo que seria estatisticamente quase impossível que isso acontecesse.

A Bíblia relata várias histórias de mulheres que não podiam ter filhos e foram abençoadas com um milagre. Sara e Ana são dois exemplos de mulheres maravilhosas que não perderam a fé mesmo quando todas as probabilidades estavam contra elas.

Se você já procurou ajuda médica e já fez tudo ao seu alcance para conseguir o tão sonhado filhinho, apegue-se a fé.

Ter fé significa ter paciência e a humildade necessária para aceitar a vontade de Deus acima da nossa. Para entender que Ele possui um plano para cada um de nós e que a parte que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado aqui.

Procure ajuda, mude o foco, tenha fé e esteja aberta para o que o Deus tem reservado para você!

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...