quarta-feira, agosto 27, 2014

Café da manhã é a refeição mais importante do dia?


Lembra daquele tempo quando o café-da-manhã era, segundo todos os nutricionistas e estudiosos, além (claro) do senso-comum, a refeição mais importante do dia? É, tipo, até agora há pouco. Essa é a boa notícia que temos pra você, pessoa que por acaso não gosta de comer de manhã: tá tudo bem. Mesmo.

Na última semana, a colunista de nutrição do jornal norte-americano The New York Times, Gretchen Reynolds, falou de dois estudos que contestam essa versão de que o café da manhã seja a refeição mais importante do dia e que seja tão importante pra perda de peso, por exemplo.

Um deles, da Universidade do Alabama, recrutou 300 voluntários tentando perder peso, que aleatoriamente foram orientados para pular o café-da-manhã, tomar sempre café-da-manhã ou apenas seguir com seus hábitos, seja eles quais fossem. Seis semanas depois, os voluntários voltaram ao laboratório: ninguém perdeu mais de 500 gramas. Comer ou não comer café da manhã não afetou o peso de ninguém.

O outro estudo, da Universidade de Bath, conferiu a taxa metabólica, níveis de colesterol e de açúcar no sangue de 33 participantes e então designou, aleatoriamente, que parte deles comesse ou pulasse a refeição da manhã.

Depois de seis semanas, o peso, taxa metabólica em repouso, colesterol e a açúcar no sangue dos voluntários não foram afetados, independente se o café-da-manhã fizesse parte de seus hábitos ou não. A única diferença: quem comia de manhã parecia se movimentar mais nessa parte do dia.

A conclusão de alguns estudiosos é que, para a perda de peso, o café da manhã é só mais uma refeição: as calorias dele valem tanto quanto as calorias de qualquer outra refeição, e o consumo delas não influencia no que você come no resto do dia. Ou seja: se você curte comer de manhã, ótimo. Pode continuar. Mas se não gosta, tudo bem também. Não parece que a diferença é tão grande assim. No entanto, de acordo com o artigo do NY Times, cientistas concordam que mais experimentos precisam ser feitos antes que tenhamos certeza sobre a real influencia do café-da-manhã em nosso metabolismo.

Via: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...