sábado, maio 03, 2014

Substitua o sal

Para pessoas saudáveis, o consumo de sal de cozinha não deve ser maior do que 5g ao dia, o que equivale a 1 colher de chá.
A recomendação de sódio, mineral presente tanto no sal de cozinha quanto em outros alimentos, é de 1,6 a 2,4g/dia.
Vale lembrar que este elemento é encontrado tanto em alimentos doces quanto salgados, principalmente em alimentos industrializados.

Hoje em dia, o consumo de sódio é muito alto, em todas as faixas etárias. O consumo de alimentos industrializados e a realização de refeições fora de casa são fatores que auxiliam para que este consumo seja elevado, uma vez que a falta de tempo e a procura por refeições e alimentos práticos e rápidos é cada vez maior, além da alta palatabilidade proporcionada por este alimentos, ricos em sódio e grandes fontes de gorduras e açúcares.

A restrição de sódio remete à redução da ingestão de sal de cozinha e de alimentos industrializados (embutidos, processados, conservas, biscoitos recheados, etc), tanto doces quanto salgados. Para pessoas normais, hábitos de vida saudáveis englobam o controle da ingestão destes alimentos, de modo a prevenir o aumento da pressão arterial, retenção hídrica e a ingestão concomitante de açúcares e gorduras. A restrição em si deve ser feita apenas por portadores de doenças relacionadas com a pressão arterial, como a hipertensão. Indivíduos com hipertensão arterial devem restringir o consumo de sódio de modo geral, o qual não deve ultrapassar 2g de sódio por dia.

E agora, como controlar a ingestão de sódio? Além de evitar o consumo de produtos industrializados de modo geral e preferir alimentos in natura, deve-se reduzir a adição de sal durante o preparo dos alimentos e evitar a adição de sal de cozinha às preparações já prontas. O sal pode ser substituído por especiarias, tais como: orégano, açafrão, páprica, cominho, alecrim, curry, pimenta, canela, entre outros. A utilização de temperos naturais também é interessante. Aposte na cebola, alho, salsinha, cebolinha e aumente o sabor da sua refeição!

Lembre-se o sal não dá sabor, pelo contrário, mascara o real sabor dos alimentos. Reduza aos poucos a quantidade e vá substituindo por ervas e temperos naturais!

Confira a seguir uma receita de sal de ervas:

Sal de ervas

INGREDIENTES

1 colher de sopa de sal
3 colheres de louro
1 colher de sopa de orégano desidratado
1 colher de sopa de manjericão desidratado
1 colher de sopa de alecrim desidratado

MODO DE PREPARO

Bata tudo no liquidificador.

R7
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