quinta-feira, setembro 06, 2012

Você sabia que dizer "não" emagrece? Entenda e pratique


Muitas pessoas acham que ser “agradável” é algo indispensável em qualquer situação. Por isso, dizem “sim” sempre, mesmo quando adorariam soltar um sonoro “não”. Você sabia que isto pode levar você a obter quilos a mais? É o que diz a revista Gloss do mês de setembro.

As "boazinhas" são as que mais sofrem: a amiga quer a sua blusa nova emprestada? Sim! O chefe quer que fique até tarde? Claro! O namorado quer ver futebol no aniversário dela? Tudo bem! Você já se viu em algumas destas situações? O R7 aposta que sim.

Segundo a revista, quem nunca diz “não” para as pessoas à sua volta acaba tendo uma vida mais sedentária, já que cuidar de si mesma nunca está entre as suas prioridades. E sim, dizer "não", pode ajudar você no processo de emagrecimento!

—É muito comum a pessoa entrar num ciclo em que deixa de almoçar num restaurante onde poderia comer algo saudável, para pedir um sanduíche hipercalórico e comer na frente do computador e, assim, não atrasar a entrega de um relatório, — afirma a nutricionista Patrícia Ramos em entrevista à Gloss.

A nutricioniasta lembra ainda que quem diz “sim” para tudo no trabalho acaba ficando além do horário – e deixando todos os projetos de fazer uma atividade física ir pelo ralo. Aceitar fazer o que não quer gera frustração – e muita gente desconta esse mal-estar na comida...

Portanto, se quer emagrecer, antes de reduzir as calorias do prato, a nutricionista recomenda que você cuide que menos “sim” saiam da sua boca.

Quer mais dicas de como dizer o “não” na hora certa?


Para combater este comportamento, primeiro é preciso reconhecer que você tem o direito de rejeitar pedidos para o que não está a fim de fazer isso, claro, sempre com o uso do bom e velho bom-senso. A seguir, veja algumas dicas do que é possível fazer para dizer “não”:

-Ganhe tempo: se você não consegue negar imediatamente, peça um tempo para pensar. Assim, poderá analisar os motivos para negar a solicitação com segurança

-Repita, repita: a pessoa pode ser insistente, mas você deve se manter firme e repetir a sua justificativa calmamente.

-Liste as consequências: escreva duas listas. Uma com o que deve rolar se disser não e outra se disser sim. Use mais a experiência do que a imaginação.

-Não é culpa sua: você pode encontrar quem não aceite ouvir um não. E é principalmente para essas pessoas, diz o psicólogo Odair Comin, que você deve dizer “não”.

-Faça outra proposta: você pode sentir vontade de atender ao pedido, mas não a tudo o que foi solicitado. Fale para a pessoa que não poderá fazer o que ela lhe pediu, mas diga que teria prazer em contribuir de outra forma. Só não use este recurso quando, na verdade, deseja dizer um não total.

R7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...