sábado, agosto 11, 2012

Saiba como limpar e conservar bem as portas


Passagem obrigatória dos convidados, a porta exige cuidados, de acordo com o material de que é feita, para durar mais.

Não importa o tamanho ou o material de que são feitas, as portas devem estar sempre em bom estado para receber seus convidados. No interior da casa, as de madeira são as mais usadas. Para ajudar você a escolher a ideal, o mercado, atualmente, oferece uma grande variedade de tipos, que exigem diferentes cuidados de manutenção.

Porta inchada

Por que algumas portas ficam inchadas no inverno?
Isso ocorre porque a porta não foi devidamente isolada ao ser pintada, deixando entrar a umidade, que altera o seu volume. Ela também pode inchar ou mudar de volume quando leva um excesso de tinta na área em que não possui dobradiça. A solução é retirá-la e aplanar a parte afetada, tornando a pintá-la.

Limpeza

Como devo fazer a limpeza diária da porta de madeira?

É simples. Durante a faxina, use uma flanela seca ou uma escova de pelos para fazer a limpeza de portas com pintura simples. Nas portas com pintura laqueada, o ideal é utilizar um pano levemente umedecido, nunca encharcado. Depois, passe a flanela seca para retirar o excesso de umidade. Jamais utilize qualquer produto ácido ou à base de amoníaco, para não danificar a madeira.

Alumínio


As portas de alumínio precisam de alguma manutenção especial?

A limpeza deve ser feita com uma solução de água e detergente neutro com auxílio de um pano macio. Nas casas próximas ao mar, é preciso limpá-las a cada três meses, pois a maresia corrói tudo. Não é indicado o uso de produtos derivados de petróleo, como vaselina, removedor ou tíner. Na fórmula desses produtos, há componentes que vão atrair mais poeira e que agirão como abrasivo, reduzindo a vida do acabamento do alumínio.
 
Ferro ou aço

As portas de ferro e de aço ficam frequentemente com ferrugem. Como evitá-la?

Para evitar a ferrugem é preciso aplicar uma demão fundo óxido de ferro e fazer o acabamento com tinta. Se a porta já estiver com ferrugem é preciso remover tudo usando lixa, aplicar uma demão de zarcão universal antiferrugem e dar acabamento com tinta. Se a porta ficar na parte externa, utilize verniz ou esmalte brilhante, que são mais resistentes.

EXTRA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...