quarta-feira, maio 16, 2012

Como fazer um purê perfeito...


Fazer um bom purê, seja de batatas ou outros legumes, parece fácil, mas não é. Já cansei de comer purê aguado, sem gosto, cheio de pelotinhas... bem, a questão das pelotinhas a gente dá um desconto porque tem os purês rústicos que são cheios delas intencionalmente.

Mas para fazer um bom purê (tô falando da receita basicona tá gente? Eu sei que tem receita com gemas, parmesão, alho e tal, mas vamos ficar no básico mesmo) siga o esqueminha abaixo:


1. Descasque os legumes. Estou usando mandioquinha e batatas em quantidades iguais (2 unidades de cada). Tem gente que diz para cozinhar com casca porque absorve menos água, mas eu já fiz dos dois modos e não acho que deu diferença, então eu descasco.

2. Cozinhe em água fervente até estarem quase desmanchando.

3. Escorra toda a água e na própria panela, com os legumes bem quentes amasse usando essa "traquitana" igual a minha ou o espremedor de batatas (os passos 3 a 6 são todos fora do fogo).

4. Amasse até que vire uma pasta uniforme.

5. Junte uma colher generosa de manteiga (usei com sal, mas pode ser sem sal).

6. Misture até a manteiga derreter por completo.


7. Junte meia xícara (chá) de leite (usei o semi desnatado e estava gelado, não importa muito a temperatura).

8. Agora volte para o fogo baixo e com um batedor de arame mexa sem parar até engrossar.

9. Pode ser que precise mais leite, pois ele "seca" muito rápido, coloque aos poucos e continue mexendo até o ponto desejado, mas NUNCA deixe o purê ferver porque ele perde a textura, aí já era!

Desligue o fogo, acerte o sal e prontinho. Eu gosto de colocar parmesão, mas a ideia era passar o básico lembra?

PANELATERAPIA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...