segunda-feira, dezembro 05, 2011

Pão de grãos germinados integral


Rendimento 1 pão de 500 g

Ingredientes


500 g de farinha 100% integral orgânica;
25 g de linhaça dourada;
25 g de gergelim branco;
25 g de semente de girassol;
25 g de quinua real;
350 ml de água (em temperatura ambiente) misturada com 15 g de fermento (em tablete) e 10 g de sal do Himalaia.

Modo de fazer

1 Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture com as mãos, amassando até deixar a mistura uniforme. A massa tem de ficar bem úmida, quase molhada.
2 Coloque a massa em uma vasilha grande com tampa e deixe descansar por 3 horas em temperatura ambiente. Depois, coloque na geladeira por mais 17 horas.
3 Passado esse período, retire a massa da vasilha, polvilhe com farinha e dê o formato do pão que você deseja. Coloque em uma fôrma. Faça pequenos talhos diagonais na massa com a ajuda de um gilete, para que ela abra e cresça ainda mais no forno.
4 Coloque o pão no forno bem quente, ligado na temperatura máxima. Para deixar a casca crocante, aqueça o forno com antecedência e coloque uma travessa com água dentro, para formar vapor. Mantenha a travessa lá dentro enquanto assa o pão (cerca de 40 minutos).

Dica do chef

Em vez de usar uma fôrma, você pode assar o pão dentro de uma panela de ferro. Coloque a panela vazia dentro do forno bem quente por meia hora. Depois, acomode o pão dentro dela e mantenha a panela fechada por mais meia hora. Destampe a panela e deixe-a no forno por mais 10 minutos. O pão ficará assado e com casquinha bem crocante.

CASA E JARDIM

maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...