quarta-feira, novembro 30, 2011

Como organizar gavetas e cabideiros


Aprenda a guardar corretamente as roupas e deixe seu armário prático

Manter o guardaroupa arrumado não precisa ser um sofrimento! O segredo, afirma a personal organizer Luciana Menezes, é criar uma rotina para conservar a organização.
Então, uma vez por semana ou a cada três dias reserve uns minutos para devolver tudo ao local certo -isso já basta para garantir mais limpeza e praticidade.

Abaixo, as mais valiosas dicas para dar fim à desordem que só ocupa espaço e dificulta sua vida na hora de escolher o look do dia. Anote e adote!

. Se o armário for pequeno, faça um rodízio por estação. No verão, deixe as roupas fresquinhas à mão e guarde as de inverno na parte superior do armário ou em outro espaço disponível. No frio, inverta a ordem.

. Separe suas roupas por função (para sair, trabalhar, ficar em casa...) ou por cores.

. Se possível, padronize os cabides: isso facilita a visualização das roupas.

. Coloque, no máximo, duas peças por cabide. Assim, evita que se enrosquem e amassem.

. Os vestidos que não conseguir pendurar, podem ser dobrados no meio ou guardados em caixas. Porém, quando for usá-los, precisará passá-los.

. Se as calças e saias não couberem no cabideiro, dobre-as o menor número de vezes possível e guarde em prateleiras ou gavetas.

. Quando for utilizar as gavetas, faça rolinhos com as peças ou dobre-as com ajuda de moldes de papelão (corte no tamanho que quiser e encaixe dentro de blusas, camisas e camisetas).

. Utilize capas protetoras de TNT (tecido bem fininho, que parece papel) para roupas mais delicadas, como vestidos de festa ou casacos. Elas são melhores do que as capas de plástico, pois permitem arejamento das peças.

. Sapatos: guarde-os em caixas ou saquinhos feitos de TNT. Para saber qual é qual sem precisar tirar todos do lugar, coloque uma etiqueta descrevendo o conteúdo ou fotografe os modelos.

. Pelo menos duas vezes ao ano, avalie tudo o que tem em seu armário. Doe para alguma instituição as que não servem ou que você não usa mais.

Limpando o armário no verão

A estação mais quente do ano está chegando e isso exige cuidados especiais na hora de guardar roupas de inverno, edredons e cobertores. É preciso higienizá-las corretamente. "Os maiores causadores das alergias respiratórias são o mofo, a poeira e os ácaros que nelas habitam", diz Ricardo Monteiro, gerente Operacional da Quality Lavanderia.

Veja algumas dicas:

. Artigos como bichos de pelúcia, tapetes, almofadas, travesseiros, edredons e cobertores normalmente são utilizados por muito tempo sem lavar, por isso acumulam um número enorme de ácaros, que acabam provocando pequenas alergias.

. Roupas pesadas que tenham uso frequente devem ser lavadas assim que apresentarem qualquer tipo de sujeira. As peças devem ser guardadas limpas. Tecidos guardados logo depois do uso adquirem manchas de oxidação, mofo e ácaros e atraem traças. Ou seja: a regra é: usou, lavou.

. Artigos de couro exigem tratamento especial. Por ser material de extrema delicadeza, deve ser acomodado em cabide de ombro largo, precisa ser colocado constantemente para "respirar" à sombra e deve ser guardado limpo.

. Edredons e cobertores devem ser guardados com capas de TNT, que permitem ventilação.

MDEMULHER

maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...