sábado, setembro 17, 2011

Molhos branco e quatro queijos: saiba como prepará-los

O molho branco tradicional é feito com farinha de trigo, manteiga e leite.

Na receita de Augusto Vieira, do Málaga, originalmente de bacalhau gratin à nata, para deixar o molho mais saboroso ele sugere acrescentar um pouco de mussarela bem diluída e um pouco de noz moscada ralada.

O preparo do molho quatro queijos é praticamente o mesmo: "Basta juntar queijos à receita tradicional. O importante é utilizar queijos de boa qualidade e diluí-los bem ao molho para que fique bem homogêneo. Todos os pratos gratinados ficam mais saborosos quando preparados com molho branco, que também vai muito bem como pratos de massa e de carne. Para não errar, é importante usar uma manteiga de boa qualidade e peneirar bem a farinha para que ela fique bem fininha", explica.

Veja a receita:


Ingredientes para o molho branco:
2 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal, noz-moscada ralada e pimenta-do-reino branca (a gosto)

Modo de preparo:
Ferva o leite. Derreta a manteiga. Junte à farinha e mexa bem até ficar homogêneo. Aos poucos, acrescente o leite e bata sem parara para não empolar. Deixe cozinhar por alguns minutos e tempere com sal, noz-moscada e pimenta.

Ingredientes para o Bacalhau Gratin à Nata:
150g de batatas bem amassadas
100g de bacalhau
100g de bechamel
150g de creme de leite fresco
100g de azeite extra virgem

Modo de preparo:
Cozinhe e amasse bem as batatas. Junte o azeite e o bacalhau e misture bem. Junte o bechamel e o creme de leite e misture bem até chegar a um creme homogêneo. Coloque em uma vasilha e leve ao forno a 300 graus por 10 minutos. Sirva.

GNT

maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...