domingo, maio 29, 2011

Hoje é dia de comer Nhoque da Fortuna para atrair sorte


Todo o dia 29 é dia de comer nhoque para atrair a sorte. E foi pensando nisso que a rede de restaurantes "La pasta Gialla", comandada pelo chef Sergio Arno, preparou quatro receitas com molhos suculentos que irão trazer sorte e sabor neste dia.

O "Gnocchi da Fortuna", servido no almoço e no jantar, pode ser saboreado de diversas formas. Além do hábito de se colocar uma nota debaixo do prato de nhoque, o ritual recomenda separar `sete bolinhas´ na primeira rodada e mastigá-las sete vezes, fazendo um pedido. Outro conselho é comer o gnocchi em pé, pois, de acordo com a lenda, a sorte só vem quando se faz algo para alcançá-la.

Os freqüentadores do restaurante poderão escolher entre as opções: Gnocchi ao pomodoro basilico e queijo brie, Gnocchi com ragù de cabrito e queijo pecorino, Gnocchi com ragù de calabresa, mozzarella de búfala e pimenta dedo-de-moça e Gnocchi de mandioca e mandioquinha com ragú de carne seca e cubos de queijo coalho.

A Lenda

A tradição de apreciar o prato mensalmente é repleta de lendas e rituais. Teria surgido na Itália, onde um faminto andarilho resolveu pedir comida a um casal de uma pequena aldeia, no dia 29 de algum mês que não se sabe ao certo. O viajante recebeu um prato de nhoque e, agradecido, desejou prosperidade e fortuna ao casal.

A sorte chegou para os dois e para outros moradores da região, que passaram a oferecer nhoque aos viajantes que por ali passavam, sempre no dia 29. Apesar de não cobrarem nada pela iguaria, os habitantes normalmente eram surpreendidos com notas colocadas debaixo do prato pelos andarilhos, como forma de agradecer a generosa refeição.

Ingredientes

Molho:
. 1/4 de xícara (chá) de azeite
. 1 colher (sopa) de manjericão picado
. 1 kg de tomates maduros, cortados em pedaços
. 2 dentes de alho picados
. 1 cebola picada
. Sal a gosto

Massa:
. 800 g de batata
. 1 ovo
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
. 1 pitada de sal

Para polvilhar:
. 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Molho:
Em fogo médio, cozinhe todos os ingredientes, mexendo de vez em quando, até o tomate começar a desmanchar. Passe por uma peneira, apertando bem com uma colher.

Massa:
Cozinhe a batata com casca em água com sal até ficarem macias. Escorra, descasque e esprema. Depois que esfriar, acrescente o ovo, a farinha e o sal e amasse até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos de 1,5 centímetro de diâmetro. Corte em pedaços de 2 centímetros de comprimento. Aperte levemente cada um com a ponta de um garfo. Cozinhe, aos poucos, em água fervente, até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque numa travessa. Aqueça o molho, espalhe sobre os nhoques, polvilhe o parmesão e sirva imediatamente.

BOA SORTE, HOJE E SEMPRE...


maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...