sexta-feira, agosto 06, 2010

"Canção do dia de sempre"


Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

[Mário Quintana]

Encontros & Desencontros



É puberdade ou não?

Estudo americano mostra que as garotas estão começando a entrar na puberdade antes do esperado

Sua filha trocou a boneca pelo batom mais cedo do que você imaginava? Ela não é a única. Um estudo americano publicado no site da Pediatrics, da Associação Americana de Pediatria, neste mês mostrou que a idade em que as meninas começam a entrar na puberdade caiu nas últimas duas décadas. A tendência é que essa queda continue a acontecer. A pesquisa "Pubertal Assessment Method and Baseline Characteristics in a Mixed Longitudinal Study of Girls” avaliou o início da puberdade em mais de 1200 jovens em três cidades.

Os pesquisadores descobriram que 10,4 % das meninas brancas não-hispânicas tinham começado a puberdade aos 7 anos – o estudo levou em consideração o desenvolvimento dos seios – em comparação com 23,4 % das meninas negras e 14,9 % das meninas latino-americanas. Entre as meninas de 8 anos, a puberdade começou em 18,3 % das garotas brancas não-hispânicas, 42,9 % das meninas negras e 30,9 % das meninas latino-americanas. O começo precoce da puberdade pode ser causado por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e individuais, como o peso.

Sinais como o aparecimento de pêlos pubianos e o crescimento das mamas, porém, não devem ser encarados como um problema em garotas dessa faixa etária em todos os casos. “Nem sempre é indicativo de uma patologia. Às vezes, é mesmo o desenvolvimento natural, já que o início da puberdade varia muito para cada indivíduo”, explica o endocrinologista do Hospital São Luiz, Alex Carvalho Leite. De acordo com ele, é provável que o aumento não seja tão alto assim. Isso porque a medicina evoluiu bastante nos últimos anos e, atualmente, faz pesquisas e diagnósticos que antes não eram possíveis.

O conselho aos pais é que, ao notar sinais de que a puberdade está começando muito cedo, levem os filhos ao pediatra para uma consulta. Ele decidirá se é o caso de encaminhar a um endocrinologista para solicitar exames específicos. Só assim será possível detectar se a situação é patológica e precisa de tratamento ou não. Os tratamentos variam conforme as causas do problema e podem ser despendiosos. Como fazem parte da política de saúde do governo, no entanto, muitos podem ser obtidos na rede pública.

Fonte: Alex Carvalho Leite, chefe do departamento de endocrinologia do Hospital São Luiz, unidades Itaim e Morumbi



A melhor maneira de organizar temperos

Que tal aproveitar os temperos para também dar um charme à decoração da cozinha? Então, esqueça os saquinhos. A orientação é ter um conjunto de potinhos especiais para armazenar orégano, páprica, pimenta e outros condimentos.
Os de vidro transparente são os mais indicados. “São mais higiênicos, ecológicos e práticos, já que nos permitem ver o que há dentro”.
Além disso, o vidro é um isolante térmico e irá proteger os temperos da variação de calor e da umidade


Integrada à sala, a cozinha recebeu piso mais elevado, de cerâmica. Os móveis foram criados especialmente para o ambiente. A mesa estreita tem tampo de granito e apoios de alvenaria de um lado e, de outro, ferro

CASA E JARDIM



Flan de coco

Ingredientes

Pudim
3/4 de xícara de coco ralado
2 xícaras de leite de coco
1 xícara de leite
1 fava de baunilha cortada ao meio (pode substituir por essência de baunilha a gosto)
8 gemas de ovos grandes
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de triple sec (licor de laranja) ou Curaçao

Para o caramelo
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de água

Para untar
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 colher de sopa de água

Preparo
Forminhas: em uma tigela, bata à mão o óleo com a água até misturar. Com essa mistura, unte oito forminhas de alumínio para flan.

Caramelo: em uma panela, junte o açúcar e a água. Ferva em fogo baixo até o açúcar se dissolver. Mude para fogo alto e não mexa até adquirir uma cor âmbar profunda (ponto de caramelo). Imediatamente, divida o caramelo nas forminhas e movimente para que a base fique completamente coberta. Coloque as forminhas numa assadeira alta. Reserve.

Pudim: preaqueça o forno a 175ºC. Coloque o coco ralado em uma assadeira e toste por dez minutos (não deixe queimar). Em uma panela, misture o leite de coco e o leite. Raspe as duas metades de baunilha e acrescente-as à mistura com as sementes da fava. Esquente em fogo alto até ferver e retire do fogo. Cubra com papel filme e deixe descansar por dez minutos. Tire a fava. Na batedeira, bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura branca e firme. Gradualmente, acrescente a mistura de leite e leite de coco ainda quente. Junte o triple sec ou Curaçao. Acrescente 1/2 xícara de coco tostado e distribua o preparo nas forminhas. Coloque água na assadeira e asse em banho-maria por aproximadamente 60 minutos ou até que os pudins estejam prontos – e só mexa um pouco a assadeira. Remova as forminhas da água. Deixe esfriar e, depois, coloque-as na geladeira de um dia para o outro para gelar bem. Na hora de servir, basta desenformar e cobrir o flan com mais flocos de coco tostados.

Receita de Hugo Delgado


Sopa da Barbie

Ingredientes:
2 litros de água / 1 batata / 1 cenoura / 1 chuchu / 1 beterraba grande / 1 abobrinha / ½ cebola / Salsinha à gosto / Sal a gosto / 1 caixinha pequena de creme de leite.

Preparo:
Cozinhe os legumes e verduras, descascados e cortados. Depois de cozidos e frios, bate-se no liqüidificador e volte a esquentar. Adicione o creme de leite e acerte o sal. A sopa fica com uma linda e brilhante tonalidade rosa que enche os olhos da meninada. Além da sopa é legal criar um clima especial na refeição. Primeiro eu digo que a receita é secreta, foi a mãe da Barbie que me ensinou. Comprei um prato fundo cor de rosa e no dia em que tem essa sopa chamamos todas as Barbies para jantar na mesa. Elas, as Barbies, pensam que a travessa de sopa é uma piscina e querem mergulhar, uma loucura! De sobremesa, pode ir uma gelatina rosa também! E um suquinho de morango natural para colorir a mesa!


Nhoque colorido – de legumes!

“Uma maneira legal é fazer a massa do nhoque normalmente (eu misturo apenas farinha de trigo, queijo ralado e bata cozida e espremida ainda quente) e misturar, na massa, o purê de legumes como cenoura, beterraba, espinafre e etc. Se precisar, acrescente mais farinha. Depois cozinhe normalmente e sirva com um delicioso molho de carne moída. Além de ficar colorido fica super nutritivo.”

COMER É UM BARATO


maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...