sexta-feira, maio 21, 2010

Durma como um bebê


Todo mundo fala sobre a velha máxima de que grávidas sentem mais sono e que é preciso aproveitar para descansar durante a gestação porque, depois que o bebê nascer, você vai dar adeus às noites bem dormidas. Mas ninguém conta que você pode ter, sim, dificuldade para dormir na gravidez, ainda que nunca tenha sofrido com isso. Um estudo da Faculdade Norte-Americana de Obstetrícia e Ginecologia, de Chicago, que avaliou o sono de 189 gestantes, mostrou que os problemas na hora de dormir podem piorar com o passar dos meses de gestação. A ansiedade, somada às mudanças hormonais e físicas, é a grande vilã.

Com a ajuda de especialistas, CRESCER selecionou as situações que mais tiram o sono das grávidas e traz soluções práticas para cada uma delas. Para facilitar ainda mais, dividimos as dicas por trimestre. E, se os sonhos são parte das suas queixas, agora você vai entender o que eles significam. Nós também adiantamos a solução para o próximo desafio: o “quarto trimestre”, quando você vai reaprender a dormir com um bebê em casa.
Primeiro trimestre: muito sono durante o dia

O início da gravidez é marcado mais por mudanças hormonais do que por físicas, já que o bebê ainda é menor que um grão de feijão, e seu corpo trabalha a mil para garantir o bom desenvolvimento do feto. Esse esforço extra pode deixar você cansada e sonolenta, enquanto a brusca variação hormonal vai trazer insegurança e ansiedade, o que pode prejudicar – e muito – as suas noites de sono.
Enjoo

Não, eles não são comuns apenas pela manhã. Podem aparecer à noite também. O principal culpado é o hormônio progesterona, que desacelera os movimentos gastrointestinais. A comida permanece no estômago por mais tempo e se move lentamente pelo sistema digestivo.

Solução: Faça uma refeição leve para facilitar a digestão e jante mais cedo. Se você comia às 21 horas, adiante para as 19h30. Deixe os alimentos gordurosos ou muito temperados de lado. Chocolates podem causar refluxo. Pouco antes de dormir, se tiver fome, coma bolachas salgadas. Deixe mais algumas no criado-mudo, ao lado da cama, caso você acorde enjoada.
Ronco

A retenção de líquido (e o inchaço) pode dificultar a respiração. As narinas ficam mais inchadas e o espaço para o ar diminui. Essa mudança pode causar ronco durante a noite.

Solução: Beba muita água durante o dia para melhorar a circulação e ponha menos sal na comida. Assim você evita a retenção de líquido e, por consequência, o inchaço. Outra indicação – que é boa para a vida toda – é fazer drenagem linfática duas vezes por semana. Converse antes com o seu obstetra.
Medos

Os que aperecem no começo da gravidez, como sofrer um aborto espontâneo, são os responsáveis pela falta de sono à noite. Mesmo quem fica muito sonolenta de dia (neste caso, tire uma soneca, se for possível), pode sofrer de insônia mais tarde.

Solução: Faça uma atividade física logo pela manhã. Ela ajuda a despertar durante o dia. E, à noite, procure relaxar. Escute uma música que você goste bastante e que traga boas lembranças, tome um banho morno, deite e leia um livro ou veja um filme – romances, nada de drama ou tragédia.

CRESCER

maria tereza cichelli
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